Conheça as ações desenvolvidas pela CATI

Para implementar ações voltadas especialmente à proteção de solos, florestas e mananciais, o governo do Estado de São Paulo disponibiliza recursos do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista/Banco do Agronegócio Familiar (Feap/Banagro) ao produtor rural, por meio de projetos de subvenção e de linhas de financiamento. Importante ressaltar que todas essas ações têm como objetivo auxiliar os produtores rurais paulistas que fizeram o Cadastro Ambiental Rural (CAR) da propriedade, para que se adequem ao novo Código Florestal, executando o Programa de Recuperação Ambiental (PRA).

Projeto de recuperação de matas ciliares, nascentes e olhos d’água

Esse projeto tem como objetivos proteger e recuperar matas ciliares, nascentes e olhos d’água, proporcionar a proteção de áreas de recarga de aquífero, incentivar a ampliação da cobertura de vegetação nativa em mananciais; fomentar o plantio de árvores nativas e a melhoria do manejo de sistemas produtivos em bacias hidrográficas; contribuir para estruturar a produção nas propriedades rurais, garantindo a segurança alimentar no território paulista; propiciar a adoção de práticas de conservação dos solos e recursos hídricos, bem como dos sistemas integrados de produção, buscando a diversificação da produção nas áreas rurais.

O caminho de acesso deve se iniciar com o interesse do município em participar desse projeto, pois ele será um trabalho conjunto entre prefeitura, CATI e produtores rurais. Para acessar a subvenção, os produtores deverão se enquadrar em critérios específicos, e ter elaborado seu Plano de Recuperação e Proteção de APP.

Desenvolvimento Regional Sustentável Paulista

Financiamento para melhoria das condições tecnológicas e da infraestrutura produtiva das explorações agropecuárias. O financiamento deve ser justificado e orientado, por meio de um Projeto Integral da Propriedade (PIP) elaborado pelo técnico da CATI, no qual estarão indicadas as práticas de adequação ambiental e social necessárias, além da análise de viabilidade econômica do empreendimento a ser financiado. Esse financiamento possui longos prazos para pagamento e baixa taxa de juros.

Produção e venda de mudas de espécies florestais nativas para recomposição de matas ciliares

A CATI produz mudas que têm como características principais seus elevados padrões de qualidade e diversidade genética, obtidos com o uso de sementes e insumos selecionados e de modernas técnicas de produção.

As mudas de espécies nativas são comercializadas com baixo custo ao produtor, por todas as unidades do Departamento de Sementes, Mudas e Matrizes (DSMM/CATI), cujos endereços encontram-se no site: www.cati.sp.gov.br

Projeto Integra SP – Recuperação de Áreas Degradadas por Grandes Erosões (Radge)

O Projeto Integra SP é uma política pública que promove a transferência de tecnologias a partir da elaboração de projetos técnicos visando reverter o processo de degradação dos recursos naturais. A partir da elaboração do projeto e seu enquadramento no Feap, os produtores poderão acessar a subvenção para recuperação de áreas relacionadas a voçorocas e sulcos profundos, por meio de práticas de manejo e conservação do solo nessas áreas e também naquelas chamadas de “áreas de contribuição”, com o objetivo de impedir o processo erosivo e assim evitar perdas na qualidade e quantidade de solo.

Mais informações:

procure a Casa da Agricultura mais próxima para saber sobre os projetos, verificar as regiões prioritárias e consultar as regras sobre o enquadramento dos beneficiários de cada ação.

Projeto Integra SP – Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF)','#')?>

Financiamento para práticas agropecuárias desenvolvidas com tecnologias conservacionistas, com longos prazos para pagamento e baixa taxa de juros.