Produtos agroecológicos ganham espaço em Ubatuba

O município de Ubatuba, no litoral norte do Estado de São Paulo, conta com a Rede Agroecológica Caiçara que tem o objetivo de estimular a produção e oferecer produtos orgânicos. Recentemente, foi firmada uma parceria com um estabelecimento local, o Café Pagúque, que passou a receber produtos da referida Rede, aumentando as opções de comercialização. O café da manhã e demais refeições oferecidas aos clientes seguem uma linha de culinária saudável, com opções vegetarianas e veganas, tudo feito com base em ingredientes locais, estimulando a produção e o consumo.

A Rede Agroecológica Caiçara é um grupo formado por agricultores de Ubatuba, com a finalidade de comercializar os produtos sem agrotóxicos e adubos sintéticos diretamente ao consumidor final, aproximando produtores e consumidores. O projeto, que teve a coordenação do setor de pesquisas do setor de Fitotecnia de Ubatuba, ligado ao Polo Regional da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) do Vale do Paraíba e Litoral Norte, e contou com o apoio da Casa da Agricultura local, vinculada à CATI Regional Pindamonhangaba, da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), da Prefeitura Municipal de Ubatuba e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR).

“A iniciativa surgiu de um arranjo interinstitucional e multidisciplinar que envolveu pesquisa, assistência técnica, extensão rural e políticas públicas em interação direta com a produção e o consumo”, segundo as pesquisadoras Sílvia Moreira e Isabel Viegas, ambas do Polo Regional da Apta Vale do Paraíba e Litoral Norte.

“A Rede Agroecológica Caiçara criada em 2013 por integrantes desse grupo valorizou a produção e comercialização dos produtos agrícolas de Ubatuba, por meio da aproximação entre produtores, consumidores e técnicos”, relembrou o extensionista da CATI, Antonio Marchiori, da Casa da Agricultura de Ubatuba.