Alesp faz sessão solene para homenagear o extensionista rural

Na segunda-feira, dia 4 de dezembro, antecedendo o Dia do Extensionista Rural, comemorado no dia 6 de dezembro em todo o País, a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), por iniciativa do deputado estadual Davi Zaia, coordenador da Frente Parlamentar de Apoio à Extensão Rural, abriu na presença do secretário adjunto de Agricultura e Abastecimento, Rubens Rizek, e do coordenador da CATI, João Brunelli Júnior, a 3.ª Mostra Anual de Trabalhos da Extensão Rural Paulista com diversos trabalhos apresentados por extensionistas da CATI e da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp). Tanto a Mostra quanto as placas comemorativas aos três extensionistas eleitos pela categoria foram oferecidas pela Associação Paulista de Extensão Rural (Apaer). A premiação passou por indicação e eleição feita pelos próprios colegas de profissão e marcam a primeira premiação da Apaer dedicada ao extensionista rural paulista.

O engenheiro agrônomo Gilberto José Batista Pelinson foi agraciado pela sua atuação em comunidades da Agricultura Familiar. Gilberto, que iniciou sua carreira e ainda atua na região de Jales, lembrou do trabalho de equipe necessário a uma boa atuação na extensão rural e afirmou: “Muitos colegas deveriam também estar recebendo prêmios por sua atuação; eu agradeço muito e aproveito para lembrar que sou apenas um representante de todos aqueles que se dedicam ao trabalho de extensão rural; todos que não receberam este prêmio, sintam-se também premiados por seu trabalho”.

Além do engenheiro agrônomo, foram escolhidos o economista Ovanyr Vinício Renesto e a assistente social Rosilva Brito Rodrigues, ambos da Fundação Itesp, por seus trabalhos em assentamentos rurais e comunidades tradicionais, quilombolas e indígenas. Carlos Eduardo Galetta, catiano aposentado e atualmente presidente da Apaer, lembrou que foram escolhidas três profissões que se complementam e que a multidisciplinariedade é necessária e benéfica à extensão rural. “A premiação é um estímulo a esse profissional. Quero aproveitar essa comemoração, essa noite especial, para renovar o nosso compromisso com a valorização do profissional de extensão rural”, frisou Galetta.

Rubens Rizek, que representou o secretário de Agricultura e Abastecimento Arnaldo Jardim, lembrou o papel do extensionista em um cenário onde 80% das propriedades rurais do Estado de São Paulo são de pequeno porte, comandadas por agricultores familiares. “Quero destacar e valorizar o trabalho desses profissionais, que são a espinha dorsal da agricultura paulista. O pequeno precisa de tecnologia, de inovação, de incentivo, apoio e esse é o trabalho do extensionista”. Em relação à 3.ª Mostra, Rizek destacou que “a exposição dos trabalhos reforça e demonstra que as iniciativas destes dois órgãos, Itesp e CATI, estão dando uma vida mais saudável à população”.

Prestigiaram o evento, Victor Araújo Branco, recém-reeleito presidente da Associação dos Assistentes Agropecuários do Estado de São Paulo (Agroesp), o coordenador da CATI, João Brunelli Júnior, e o diretor da Fundação Itesp, Marco Antonio Silva, bem como de vários extensionistas representantes das Regionais CATI e do Itesp, além de produtores rurais como Oswaldo Masiero, de Jarinu, convidado a representar os produtores rurais. Todos lembraram o importante papel da extensão rural no Estado, responsável por levar até os agricultores familiares, assentados, quilombolas e indígenas as políticas públicas que possam beneficiá-los e ajudá-los a ter mais qualidade de vida e renda em suas atividades.

Brunelli lembrou que dos trabalhos apresentados na Mostra, mais de 90% referem-se às Propostas de Negócio apresentadas ao Projeto Microbacias II – Acesso ao Mercado, que chega ao sexto ano de atuação beneficiando cerca de 300 grupos formais que atuam nas mais variadas cadeias produtivas. A 3.ª Mostra  Anual de Trabalhos da Extensão Rural Paulista estará aberta ao público até o dia 8 de dezembro, no 1.º andar da Alesp, próxima ao Plenário Juscelino Kubitscheck de Oliveira.