5 de junho: Dia Mundial do Meio Ambiente

No Brasil, comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente significa conservar e usar de maneira responsável a maior floresta tropical do mundo, com cerca de 550 milhões de hectares; o maior manancial hídrico, com quase 12% da água doce superficial do mundo, 70% dela na Amazônia; cuidar bem da maior concentração de biodiversidade, com cerca de 20% do total de espécies existentes no nosso planeta. Mas também, e inclusive, cuidar do meio rural, para que cada vez mais a produção agropecuária seja conduzida de forma sustentável, conservando a água e o solo: principais insumos da vida.


Em São Paulo, o governo estadual tem implementado ações com o objetivo de conservar e recuperar o meio ambiente, garantindo qualidade de vida no meio rural, a qual tem reflexos diretos na sociedade urbana.

Compromissada com o desenvolvimento sustentável expresso em sua missão, a CATI, órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, executa projetos que têm contribuído para a conservação do meio ambiente, empoderando o produtor rural como agente de transformação econômica, com responsabilidade ambiental, que tem resultado em redução da degradação do solo e da água.

A data

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado todo dia 5 de junho de cada ano. Essa data foi estabelecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 15 de dezembro de 1972, durante a Conferência de Estocolmo, que tratou do tema Meio Ambiente. Foi durante essa conferência que foi aprovada também o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

A criação dessa data teve como objetivo principal a conscientização da população mundial sobre os temas ambientais, principalmente, aqueles que dizem respeito à preservação. Desta forma, a Organização das Nações Unidas (ONU) procurou ampliar a atuação política e social voltada para os temas ambientais. Era intenção da ONU, também, transformar as pessoas em agentes ativos da preservação e valorização do meio ambiente.

Mais informações: (19) 3743-3870 ou 3743-3859
jornalismo@cati.sp.gov.br